Protocolo 11.284.916-2020 PROTOCOLO GERAL 11.345.685-2020 Television World corporation web tv on demand
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SISTEMA ATUALIZADO NESTA DATA – domingo, 9 de agosto de 2020, HORA DE Brasília, as 20:06:56 AM – Brasil. Coordenação Geral de Webjornalismo – Jornalista César Venâncio – Registro Profissional 2881-DRT.CEARÁ. TEM – BRASIL. Diretor da Rádio WEB-INESPEC – 01.01.2020-31-12-2025. CONTATOS VIA TELEFONE – 55.85.9.89932223394 Protocolo 11.284.916-2020 NO AR DESDE 04.04.2010 REDE CECU INESPEC ANO 10 – 04.04.2010 A 04.04,2020 ANO X DA RÁDIO WEB RÁDIO UNIVERSITÁRIA EAD – CENTRO DE ENSINO E CULTURA UNIVERSITÁRIA CANAL 1 CANAL - 2 CANAL - 3 CANAL - 4 Radio Station Links: rwicecuinespec.radio12345.com rwicecuinespec.radiostream321.com rwicecuinespec.radio12345.com rwicecuinespec.radiostream123.com The listening is only through those links. Account Limits: 10000 Listeners Simulta No Ar TELEVISÃO WEB REDE CECU INESPEC SUPORTE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. PROTOCOLO GERAL PRT 123802.2017 https://twitter.com/CesarVenancio17
BRASIL-CEARÁ-FORTALEZA SINAL TRANSCONTINENTAL DA RWI WORLD PROTOCOLO GERAL PRT 65067.2017
PROTOCOLO 65065.2017 O Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura através da unidade orgânica denominada REDE VIRTUAL INESPEC, apresenta abaixo a listagem da programação musical enviada a REDE. Você pode sugerir programação.下面教育,推广和文化研究所通过所谓的虚拟网络INESPEC有机单位显示发送到网络音乐节目列表。你可以建议编程 Xiàmiàn jiàoyù, tuīguǎng hé wénhuà yánjiū suǒ tōngguò suǒwèi de xūnǐ wǎngluò INESPEC yǒujī dānwèi xiǎnshì fāsòng dào wǎngluò yīnyuè jiémù lièbiǎo. Nǐ kěyǐ jiànyì biānchéng I Research Institute of Education, Extension Namasiko ngokusebenzisa iyunithi organic ngokuthi zenethiwekhi INESPEC engezansi ibonisa uhlu umculo izinhlelo ethunyelwe NETWORK. Ungakwazi basikisela izinhlelo L'Istituto di ricerca della Pubblica Istruzione, di estensione e la cultura attraverso l'unità organica chiamato Virtual Network INESPEC seguente mostra l'elenco delle programmazione musicale inviata a rete. Si può suggerire la programmazione The Institute of Education Research, Extension and Culture through the organic unit called VIRTUAL NETWORK INESPEC, presents below the list of musical programming sent to REDE. You can suggest programming PROTOCOLO 65066.2017 Rádio e Televisão INESPEC, um veículo de comunicação digital em sintonia com o mundo ESCUTE AQUI AS PALESTRAS DA PROFESSORA RAY RABELO - JORNALISTA REGISTRO PROFISSIONAL 2892-MTB-CE Radio and Television INESPEC, a vehicle of digital communication in tune with the world LISTEN TO THE LECTURES OF THE TEACHER RAY RABELO - JOURNALIST PROFESSIONAL REGISTRY 2892-MTB-CE Radio and Television INESPEC, a vehicle of digital communication in tune with the world LISTEN TO THE LECTURES OF THE TEACHER RAY RABELO - JOURNALIST PROFESSIONAL REGISTRY 2892-MTB-CE Radio and Television INESPEC, digital zokuxhumana imoto kutsha nezwe LALELA LAPHA IZINKULUMO OF UPROFESA RAY RABELO - PROFESSIONAL INTATHELI OKUBHALISA 2892-MTB-EC PROTOCOLO 61537 ESCUTE AQUI AS PALESTRAS DO PROFESSOR CÉSAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA. INESPEC A EMISSORA DE SUPORTE DO EAD Resolução número 8/2015, PRT 1.120990/2015 de 4 de julho de 2015. EMENTA: DISPÕE SOBRE A REDE VIRTUAL INESPEC E O INGRESSO DE JORNALISTAS VOLUNTÁRIOS PARA OS JORNAIS VIRTUAIS, CANAIS DE TELEVISÃO E RÁDIO VIRTUAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS http://resolucao8.blogspot.com.br/2015/07/republicacao-por-erro-de-digitacao.html Resolução número 8/2015, PRT 1.120990/2015 de 4 de julho de 2015. EMENTA: DISPÕE SOBRE A REDE VIRTUAL INESPEC E O INGRESSO DE JORNALISTAS VOLUNTÁRIOS PARA OS JORNAIS VIRTUAIS, CANAIS DE TELEVISÃO E RÁDIO VIRTUAL E DÁ OUTRAS Da Rede Virtual INESPEC. O Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura manterá uma unidade orgânica denominada REDE VIRTUAL INESPEC, e somente será dissolvida por decisão da Assembléia Geral, extraordinária convocada para esse fim, quando se tornar impossível à continuação de suas atividades. No âmbito do Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura se entende como REDE VIRTUAL INESPEC, as Redes Sociais Virtuais que se constituem como grupos e espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações vinculadas ao INESPEC, sendo estas de caráter geral ou específico, tendo como diretrizes a produção de:

sábado, 10 de setembro de 2016

Bibliografia do SILVA, César Augusto Venâncio da. GERONTOLOGIA. Livros Volume I, II, III e IV. Material didático para o Projeto OCW University Internacional.

GERONTOLOGIA: Introdução II Professor César Augusto Venâncio da Silva GERONTOLOGIA: Introdução II 1 - Cumprimentos especiais. Universidade (Internacional) Iberoamericana (Unini). O presente livro será amplamente divulgado no site do autor: http://mestradoes.blogspot.com.br/ Inicialmente o autor deseja cumprimentar todos os colegas que estão matriculados no Curso de Pós-graduação Stricto Sensu, mestrado em Gerontologia Social na Universidade Iberoamericana Internacional (Unini). A Universidade está sediada no Estado Mexicano Campeche. Os títulos ofertados pela Universidade são legítimos e válidos em seu país de origem (México), porém para nós estrangeiros participantes dos cursos de Mestrado, retornando ao Brasil devemos buscar em universidades credenciadas as respectivas revalidações. 2 - Revalidação/Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros. O leitor do presente livro não estranhe a contextualidade do tema em um livro de Introdução à Gerontologia. Ocorre que no “facebook” e em muitas outras Redes Sociais, encontramos um conjunto de leituras que não refletem a realidade dos fatos. A globalização da economia, ao mesmo tempo em que questiona a razão de ser do Estado-nação-westfaliano levou países e regiões mundo afora a se unirem para enfrentar a acirrada competição mundial. A Revalidação/Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros no Brasil é um instrumento de regularização de título, com vistas a torná-lo válido nacionalmente. E nesta busca temos que compreender o aspecto histórico, à luz da legislação vigente, visando conhecer mais de perto os procedimentos, dificuldades e o público alvo. Por conta dos diferentes sistemas de ensino em que estão inseridas as Instituições de Ensino Superiores estrangeiras e das inúmeras dificuldades apontadas, conclui-se que o assunto merece aprofundamento de estudos na busca de soluções alternativas que favoreçam o processo, tornando-o mais ágil e seguro. 2.1 – Reflexões. Diante da imensa gama de Instituições de Ensino Superior espalhadas pelos diversos continentes, com culturas e tradições diferentes, dos efeitos da globalização e das razões que movem as pessoas na busca de novas realidades, resulta ao titulado, brasileiro ou estrangeiro, portador de Diploma obtido no exterior, a necessidade de proceder ao registro do mesmo, de conformidade com a legislação brasileira, para validá-lo nacionalmente. Uma universidade representa um patrimônio intelectual, independência política e crítica social, desde que não permita a perda de sintonia com sociedade, como lembra Buarque (2004). Tradicionalmente a Universidade é sustentada pelo compromisso com a busca do conhecimento e a excelência científica, acesso baseado no mérito e na aceitação das responsabilidades sociais que incluem sentido de solidariedade com as Instituições de Ensino Superior, dos países menos desenvolvidos. Diante da facilidade de acesso a informação, do processo de internacionalização cada vez mais crescente, que acontece em um ambiente de oportunidades definitivamente globalizado, o estudante e/ou pesquisador, tende a buscar dentre as mais diversas instituições de ensino do mundo, aquela que melhor atende as suas expectativas para realização de sua formação e ou especialização. 2.2 – Bolonha, um acordo internacional. Avaliando o que acontece no sistema de ensino de outros países, chama a atenção o sistema adotado na União Européia, onde em torno de 46 países atualmente, aderiram ao Acordo de Bolonha. Esse acordo pretende programar até 2020 um Espaço Europeu de Ensino Superior para estudantes europeus e de países estrangeiros. Um de seus principais objetivos é criar uma estrutura educacional européia integrada e flexível para permitir a mobilidade dos participantes e atender a perfis e orientações diferentes, de acordo com objetivos individuais e acadêmicos e em função do exercício profissional e da empregabilidade. Embora com objetivos próprios, esse modelo favorece o livre trânsito de alunos/profissionais entre países, visto trazerem no escopo de seus históricos escolares, as mesmas linhas mestras. Esse caráter de mobilidade já influencia as universidades brasileiras, que permitem hoje que o aluno regularmente matriculado em uma instituição se desloque para uma segunda, onde cursará um período determinado do seu curso, com aproveitamento posterior, na expectativa de enriquecimento pessoal. Também já acontece intercâmbio com instituição estrangeira. O autor recomenda ao pesquisador comprometido com a informação legítima vislumbrar os textos publicados em sites oficiais, um deles como referência de base: http://universidades.estudia.com.mx/u04228-universidad-internacional-iberoamericana.html#seis Universidades credenciadas no México. http://universidades.estudia.com.mx/universidades+mexico+republica+mexicana.htm UNIVERSIDADES PARTICULARES EN CAMPECHE. http://universidades.estudia.com.mx/universidades+campeche.htm UNIVERSIDADES PARTICULARES EN CAMPECHE. http://universidades.estudia.com.mx/i04002-universidades-particulares-campeche-campeche.html http://universidades.estudia.com.mx/i04002-universidades-particulares-campeche-campeche.html Dos cursos válidos autorizados no México, para funcionar na Universidade(La Universidad Internacional Iberoamericana, UNINI, actualmente tiene suscrito convenios y acuerdos de colaboración académica, científica y cultural con diversos organismos, instituciones y universidades, con el objetivo de lograr una mutua cooperación y fomentar la colaboración en varios programas de posgrado). Pós-graduações autorizadas (Posgrados que podrás cursar en la Universidad Internacional Iberoamericana): Especialidad en Coaching. RVOE SEP SE E-1204112 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Consultoría Ambiental. RVOE SEP SE E-1204128 2012-02-29 Estatal. Especialidad en Consultoría Turística. RVOE SEP SE E-1204133 2012-02-29 Estatal. Especialidad en Dirección de Proyectos. RVOE SEP SE E-1204111 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Dirección de Recursos Humanos. RVOE SEP SE E-1204149 2012-05-07 Estatal. Especialidad en Dirección Estratégica. RVOE SEP SE E-1204108 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Diseño de Proyectos. RVOE SEP en trámite. Especialidad en Gestión de Proyectos RVOE SEP en trámite. Especialidad en Nuevas Herramientas para la Gestión de Empresas Familiares. RVOE SEP SE E-1204109 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Oceanografía y Recursos Marinos. RVOE SEP SE E-1204148 2012-05-07 Estatal. Especialidad en Postgraduate Diploma in Teaching English as a Foreign Language. RVOE SEP SE E-1204144 2012-03-21 Estatal. Especialidad en Resolución de Conflictos y Mediación Organizacional. RVOE SEP SE E-1204113 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Resolución de Conflictos y Mediación Social. RVOE SEP SE E-1204113 2012-01-05 Estatal. Especialidad en Tecnologías de la Información e-Business. RVOE SEP SE E-1204135 2012-03-08 Estatal. Especialidad en Tecnologías de la Información e-Commerce. RVOE SEP SE E-1204134 2012-03-08 Estatal. Especialización en Formación de Profesores de Español. RVOE SEP SE E-1204143 2012-03-21 Estatal. Maestría en Actividad Física: Entrenamiento y Gestión Deportiva. RVOE SEP SE M-1204136 2012-03-08 Estatal. Maestría en Ciencia y Tecnología Marina. RVOE SEP SE M-1204138 2012-03-08 Estatal. Maestría en Desarrollo de Proyectos de Innovación y Producto. RVOE SEP SE M-1204130 2012-02-29 Estatal. Maestría en Dirección Estratégica en Ingeniería de Software. RVOE SEP SE M-1204110 2012-01-05 Estatal. Maestría en Dirección Estratégica en Tecnologías de la Información. RVOE SEP SE M-1204150 2012-05-07 Estatal. Maestría en Dirección Estratégica en Telecomunicaciones. RVOE SEP SE M-1204129 2012-02-29 Estatal. Maestría en Dirección Estratégica enfoque en Gerencia, Empresas Familiares o Marketing. RVOE SEP SE M-1204117 2012-01-05 Estatal. Maestría en Dirección y Consultoría Turística. RVOE SEP SE M-1204145 2012-03-21 Estatal. Maestría en Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos. RVOE SEP SE M-1204116 2012-01-05 Estatal. Maestría en Educación. RVOE SEP SE M-1204147 2012-03-21 Estatal Maestría en Gerontología Social RVOE SEP SE M-1204131 2012-02-29 Estatal. Maestría en Gestión Integrada: Medio Ambiente, Calidad y Prevención. RVOE SEP SE M-1204125 2012-02-29 Estatal. Maestría en Gestión y Auditorías Ambientales. RVOE SEP SE M-1204118 2012-01-05 Estatal. Maestría en Ingeniería y Tecnología Ambiental. RVOE SEP SE M-1204124 2012-02-29 Estatal. Maestría en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera. RVOE SEP SE M-1204152 2012-05-07 Estatal. Maestría en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Inglés como Lengua Extranjera. RVOE SEP SE M-1204137 2012-03-08 Estatal. Maestría en Prevención de Riesgos Laborales. RVOE SEP SE M-1204127 2012-02-29 Estatal. Maestría en Proyectos de Arquitectura y Urbanismo. RVOE SEP SE M-1204132 2012-02-29 Estatal. Maestría en Recursos Humanos y Gestión del Conocimiento. RVOE SEP SE M-1204126 2012-02-29 Estatal. Maestría en Resolución de Conflictos y Mediación. RVOE SEP SE M-1204146 2012-03-21 Estatal. Maestría Internacional en Auditoría y Gestión Empresarial. RVOE SEP SE M-1204151 2012-05-07 Estatal. Doctorado en Educación. RVOE SEPSE D-110498 2011-10-17 Estatal Doctorado en Proyectos. RVOE SEP SE D-110499 2011-10-17 Estatal O escudo do estrado foi outorgado em 1777, pelo rei Carlos III de Espanha. Os quadros vermelhos do escudo, marcam caminhos das torres prateadas dos quadros superior esquerdo e inferior direito, que expressam o valor de seus habitantes, como as torres manifestam a grandeza e poder na defesa de um quadrado. Os navios dos quadrados superiores direito e inferior esquerdo, indicam a condição de porto marítimo importante e o azul que o enquadra, somada a estas virtudes a pureza de sentimentos, a lealdade e a honestidade. A cor prata das figuras representa integridade e firmeza. O remate da coroa real simboliza a grandeza e majestade de Campeche. Campeche é um dos 31 estados, juntamente com o Distrito Federal, compreendem as 32 entidades federativas de México. Ele está localizado a sudeste da República Mexicana e oeste da Península de Yucatán, entre as latitudes 17 ° 49 'e 20 ° 51' de latitude norte e os meridianos 89 ° 06 'e 92 ° 27' de longitude oeste. Faz fronteira ao norte com o estado de Yucatán, no leste do Estado de Quintana Roo, no sudeste por Belize, ao sul da República da Guatemala, a sudoeste com o estado de Tabasco, e a oeste pelo Golfo do México. San Francisco de Campeche é a capital do estado mexicano de Campeche localizada ao longo do Golfo do México, na península de Yucatán. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. Nessa cidade, capital do estado, encontra-se os poderes legislativo, executivo e judiciário. Nessa cidade encontram-se em relação ao estado os principais centros educacionais e culturais, e do plano econômico, destaca-se como um importante centro de turismo e de negócios. Para que o leitor possa no futuro, no Brasil, ou na América Latina, buscar as revalidações de seus títulos acadêmicos, é bom conhecer aspectos relevantes da cidade sede da universidade em comento. Tipos de educação. Existem três tipos de educação: 1) Educação formal refere-se às áreas de escolas, faculdades, universidades, e os módulos de formação, onde a participação dos interessados levam a certificados de habilitações reconhecidas. 2) A educação não formal refere-se a cursos, escolas e instituições, que não são regidas por um determinado currículo de estudos, estes são destinados a educar, mas não são reconhecidas pelos órgão de educação local e os seus certificados carecem de valor jurídico. 3) Educação informal é aquela que é recebida principalmente nos setores sociais, é a educação que progressivamente adquiriu ao longo da vida, não dá fins educacionais. A educação formal está dividida em: Educação Infantil; A educação primária; Educação secundária e o Ensino superior. Duração das aulas. Em quase todos os países do Hemisfério Norte as aulas começam na primeira semana de setembro, em seguida vem feriado de natal, o ano novo, e semanas após o semestre termina para dar início as férias de primavera, março ou abril e as aulas geralmente culminam em junho ou nos primeiros dias de julho, para ter início as férias de verão que empós começa o próximo ano letivo. Ressalte essa importância cultural por que pelo contrário, em alguns países do hemisfério sul as aulas começam em fevereiro (Brasil), março ou abril, são interrompidas no período de inverno em junho ou julho. Da Universidade (Unini). Existe naturalmente uma ansiedade de quem é mestrando, do aspecto legal de validade dos títulos acadêmicos empós a conclusão com recebimento do certificado ou e diploma. Alguns defendem a ideia jurídica de que o título é CERTIFICADO (1) DE MESTRE. O autor propala que o título é DIPLOMA DE MESTRE (1). Faremos comentários técnicos mais a frente. A Universidade Iberoamericana Internacional (Unini) é uma universidade privada fundada em 2010. A Universidade Unini contemplar as áreas de conhecimento de grande diversidade, que contribuirão para a relevância e para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico. A Universidade oferece programas de mestrado/master, doutorado e especialidade/especialização nas áreas de: 1. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; 2. Projetos, Segurança, Qualidade, Engenharia; 3. Formação de Professores; 4. Lingüística Aplicada; 5. Turismo; 6. Negócios, Desenvolvimento de Gestão, RH; 7. TIC Tecnologias; 8. Saúde e Esportes. Saúde. Gerontologia social. Com a evolução dos tempos, e o aumento da longevidade, houve a necessidade de um maior atendimento aos idosos, daí o surgimento de um ramo da Gerontologia: a Gerontologia social. A Gerontologia social cresce rapidamente, bem como o número de profissionais integrados a ela. Existe uma equipe multiprofissional onde encontramos assistentes sociais, enfermeiras, psicólogos, fisioterapeutas, advogados, arquitetos, enfim, qualquer profissional que possa Ter sua atividade relacionada com os problemas dos idosos. A gerontologia congrega a todos, dando à atividade um sentido Interprofissional. Desta forma podemos observar que a gerontologia social por abranger tantas profissões agrega também muitas responsabilidades cuidando das leis que protegem os idosos, de suas interações, de seu relacionamento na sociedade, na família e mesmo entre si, estabelecendo programas de recreação, de ocupação de tempo livre e até mesmo de aprendizado. LIVRO VOLUME I http://www.bookess.com/profile/profecesar/books/ Tomo I Introdução à Gerontologia e Geriatria FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE DISCIPLINA: Aspectos da Deontologia do profissional de Saúde em Gerontologia. Agradecimentos iniciais ao Programa Internacional de SNMGS - Máster en Gerontología, com titulação de Maestría en Gerontología Social, oferecido pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México e a Coordenação do Curso de Pós Graduação em Máster em Gerontología, da Universidad Europea del Atlántico. Nessas duas Universidades o autor encontra-se matriculado no Mestrado, com pesquisa a ser desenvolvida na área de Neurociência da Cognição http://www.bookess.com/read/20236-tomo-i-introducao-a-gerontologia-e-geriatria-deontologia/ LIVRO VOLUME II http://www.bookess.com/profile/profecesar/books/ Este livro é parte da formação e doutrinação do Professor César Augusto Venâncio da Silva. Mestrando no Programa de Gerontologia (Generalista) e Gerontologia Social, respectivamente - Universidad Europea del Atlántico; Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. O presente livro objetiva promover o debate técnico-científico sobre a GERONTOLOGIA GENERALISTA e o processo biopsicossocial do envelhecimento ativo, saudável e positivo para a promoção de uma melhor qualidade de vida e bem-estar de pessoas acima de 65 anos de idade, no Brasil, no México e na Espanha. Essas três nações são referencias por conta da formação de mestrado e posterior doutorado a ser realizado em território pátrio e nas nações citadas. O livro busca ainda, sensibilizar a população idosa e a sociedade em geral para as estratégias de longevidade, através de saber ter um envelhecimento ativo, saudável e positivo. Procura, ainda, proporcionar informação ao idoso, aos seus familiares e cuidadores sobre os recursos (bens e serviços) disponíveis no mercado. Isso no plano seguinte da continuidade da obra. http://mestradoes.blogspot.com.br/ Professor César Augusto Venâncio da Silva - Mestrando-Bolsista na Universidad Europea del Atlántico e Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. Código de Identificação – Matrícula 385602 – 2014-2016. http://www.bookess.com/read/20260-introducao-a-gerontologia-volume-ii-aspectos-da-deontologia-do-profissional-de-saude-em-gerontologia/ LIVRO VOLUME III TEMA CENTRAL DO LIVRO - Aspectos legais dos Mestrados e Doutorados e do exercício da profissão: Gerontologia FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE DISCIPLINA: Aspectos da Deontologia do profissional de Saúde em Gerontologia. Este livro é parte da formação e doutrinação do Professor César Augusto Venâncio da Silva. Mestrando no Programa de Gerontologia (Generalista) e Gerontologia Social, respectivamente - Universidad Europea del Atlántico; Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. O presente livro objetiva promover o debate técnico-científico sobre a GERONTOLOGIA GENERALISTA e o processo biopsicossocial do envelhecimento ativo, saudável e positivo para a promoção de uma melhor qualidade de vida e bem-estar de pessoas acima de 65 anos de idade, no Brasil, no México e na Espanha. Essas três nações são referencias por conta da formação de mestrado e posterior doutorado a ser realizado em território pátrio e nas nações citadas. O livro busca ainda, sensibilizar a população idosa e a sociedade em geral para as estratégias de longevidade, através de saber ter um envelhecimento ativo, saudável e positivo. Procura, ainda, proporcionar informação ao idoso, aos seus familiares e cuidadores sobre os recursos (bens e serviços) disponíveis no mercado. Isso no plano seguinte da continuidade da obra. http://mestradoes.blogspot.com.br/ Professor César Augusto Venâncio da Silva - Mestrando-Bolsista na Universidad Europea del Atlántico e Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. Código de Identificação – Matrícula 385602 – 2014-2016. LIVRO PUBLICADO EM
http://issuu.com/cesaraugustovenanciodasilva/docs/livro_de_10092016_cap__tulo_i_aspec?e=22740341/38703327 LIVRO VOLUME IV TEMA CENTRAL DO LIVRO - Intróito à Gerontologia Introdução. A Gerontologia é de caráter multidisciplinar, pois o estudo da velhice e dos processos do envelhecimento não se resume apenas aos aspectos demográficos, sua complexidade exige que seja estudado por diversas disciplinas, em múltiplos ângulos. A Gerontologia e a Geriatria desde sua origem mantêm um relacionamento muito próximo. Entretanto, vale salientar que enquanto a geriatria é uma especialidade médica que trata das doenças ou dos doentes idosos, preocupando-se em prolongar a vida com mais saúde; a Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento, cuidando da personalidade e da conduta do idoso, para isso, leva em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecimento. Para resumir, podemos dizer que a Geriatria estuda as doenças da velhice e seu tratamento, enquanto a Gerontologia é uma ciência médica e social que estuda não apenas as características da velhice enquanto face do desenvolvimento humano, mas também o processo e os determinantes do envelhecimento. A HISTÓRIA DA Geriatria passa pela Universidade, no Brasil, exemplo: Estimulados por um Projeto de Lei do Senado Federal de 1954, referente à geriatria, um grupo de profissionais organizou-se para criar uma instituição brasileira dedicada ao estudo da geriatria e da gerontologia. Foi importante que esse grupo mantivesse estreito vínculo com a Universidade: isso fez com que a geriatria brasileira rapidamente se tornasse forte e respeitada. O primeiro evento foi organizado pelo professor Israel Bonomo, docente da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual Faculdade de Medicina da UFRJ). Nos dias 13, 14 e 15 de maio de 1957, modestamente denominado Mesa Redonda sobre GERONTOLOGIA, ele foi realizado na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A programação compunha-se de palestras de 20 minutos, nas quais cada especialista falava sobre as diferenças no funcionamento dos vários aparelhos e sistemas do corpo humano determinado pelo processo de envelhecimento. Podemos incluir também em seu escopo, as diversas áreas científicas como: a biologia, psicologia, antropologia, sociologia, economia, administração, política, história, neurologia, direito e demografia da velhice e do envelhecimento, além dessas áreas podemos citar a psicologia, pedagogia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia e o serviço social. Para implementar o atendimento integral à pessoa idosa, havia necessidade de incorporar outras categorias profissionais além dos médicos. Com esse objetivo, realizou-se um Simpósio sobre Geriatria na Academia Nacional de Farmácia e um Curso de Iniciação em Gerontologia no Hospital São Francisco de Assis da UFRJ. Os médicos apresentaram a Geriatria para os futuros colegas gerontólogos e vice-versa. Foi assim estabelecido o primeiro elo entre a Geriatria e a Gerontologia no âmbito da Sociedade. O envelhecimento populacional é um fenômeno universal que podemos denominar de revolução demográfica ou revolução da longevidade. Tal fato se explica pelas novas conquistas no campo da medicina preventiva e curativa que têm resultado no aumento da expectativa de vida e no avanço da tecnologia, traduzidos pelo simultâneo decréscimo das taxas de natalidade e migração e diminuição acentuada da mortalidade infantil. Faz-se, portanto, imperativo a busca da conscientização da sociedade sobre fatos ligados à “velhice”, repensando as políticas públicas de atendimento, reivindicando por qualidade e autoexpressão e refletindo sobre as contingências que envolvem essa população de modo a traçar perspectivas para o seu atendimento, bem-estar e valorização. O envelhecimento pode ser definido como um processo multifatorial, indo do nível molecular ao fisiológico e morfológico, com uma importante modulação do meio sobre o conteúdo genético, influenciado por modificações psicológicas funcionais e sociais que ocorrem com o passar do tempo. Constitui-se em mudanças graduais irreversíveis na estrutura e funcionamento de um organismo que ocorrem como resultado da passagem do tempo. Acreditamos que a gerontologia pode desenvolver ações para estabelecer métodos que possam dar ao idoso uma melhor qualidade de vida. Porém não perca de vista que tal conceito é genérico e reflete um interesse com a modificação e a aprimoramento dos componentes da vida, ex. ambiente físico, político, moral e social; a condição geral de uma vida humana. Podemos dizer que é a fase de maior valor econômico na vida de um ser humano, recepciona-se aqui a citação “Valor Econômico da Vida”, na definição Português: Valor moral intrínseco designado para um ser vivo(Tradução livre do original: Bioethics Thesaurus. (CESAR VENÂNCIO – 2014). Tomando como referência as citações anteriores podemos especular para fins didáticos que nessa fase da vida ocorre Impacto da Doença na Qualidade de Vida e nas Medidas de Nível de Vida. Nesse seguimento teórico, os Estados Unidos da América desenvolveu nos anos de 1972 uma escala de qualidade de vida como uma medida de nível ou disfunção de saúde gerada por uma doença. SE tornando progressiva na “terceira idade”. Estabelece-se a partir de um questionário baseado em comportamento para pacientes e cobre atividades tais como sono e descanso, mobilidade, recreação, administração do lar, comportamento emocional, interação social e outros. Mede o estado de saúde percebido pelo paciente e é sensível o suficiente para detectar mudanças ou diferenças no nível de saúde que ocorre através do tempo ou entre grupos. (Medical Care, vol.xix, no.8, August 1981, p.787-805). Contrariamente ao indicado pelo senso comum, o processo de envelhecimento populacional, tal como observado até hoje, é resultado do declínio da fecundidade, e não da mortalidade. O envelhecimento populacional iniciou-se no final do século XIX em alguns países da Europa Ocidental, espalhou-se pelo resto do Primeiro Mundo, no século passado, e se estendeu, nas últimas décadas, por vários países do Terceiro Mundo, inclusive o Brasil. No caso brasileiro, observou-se, a partir do final dos anos 60, rapidíssima e generalizada queda da fecundidade, e haverá conseqüentemente, um célere processo de envelhecimento da população. Este processo será, necessariamente, mais rápido e com mudanças estruturais, demograficamente falando, mais profundas do que nos países do Primeiro Mundo por duas razões: o declínio da fecundidade, no País, deu-se em um ritmo maior e origina-se de uma população mais jovem do que aquela dos países desenvolvidos. O tamanho da população brasileira Entre 2000 e 2020, cerca de 38 milhões de pessoas será adicionado à população total. Apesar disso, entre os jovens e mesmo em certos segmentos da população adulta, taxas de crescimento negativas prevalecerão. Durante esse período, o tamanho da população abaixo de 25 anos deverá diminuir em cerca de 5 milhões. Além disso, o grupo de 15 a 35 anos (que atualmente inclui as mulheres responsáveis por mais de 90% dos nascimentos) enfrentará taxas de crescimento negativas por todo o período 2010-2050. Com isso, o número de nascimentos, que na virada do século já experimentou queda absoluta, poderá continuar declinando, mesmo se a taxa de fecundidade permanecer constante. O número anual de registros de nascimentos diminuiu de 4,2 milhões para 3,8 milhões entre o biênio 1999/2000 e 2001/2002(IBGE). Estes valores encobrem registros atrasados, no entanto, dados altamente confiáveis de UFs como São Paulo, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul confirmam esta acentuada diminuição (Sinasc/Datasus dos anos 2000 em diante). O rápido processo de envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas deve ser na visão do autor ponto de reflexão dos pesquisadores Gerontológicos. Já são sentidos, no Brasil, os efeitos positivos da transição na estrutura etária (TEE), por exemplo, nos serviços de saúde à infância e na educação. O termo Transição da Estrutura Etária (TEE), apresentado inicialmente por POOL(Age-structural transitions and policy: towards frameworks. In: Seminar IUSSP/Asian Meta-Centre, Age-Structural Transitions and Policy, Phuket, Dec. 2000), engloba as mudanças produzidas pelo declínio da fecundidade e que se fazem sentir, depois, no tamanho relativo e absoluto das diversas coortes. Elas são mediadas pelas alterações nos padrões de sobrevivência e, em muitos casos, pelos fluxos migratórios(AQUINO, R. C.; PHILIPPI, S. T. Consumo infantil de alimentos industrializados e renda familiar na cidade de São Paulo. Rev. Saúde). LIVRO PUBLICADO
http://issuu.com/cesaraugustovenanciodasilva/docs/livro_de_10092016_cap__tulo_ii_intr?e=22740341/38703812 Aspectos legais dos Mestrados e Doutorados e do exercício da profissão: Gerontologia. 1ª. Edição – Abril 2014. Este livro é parte da formação e doutrinação do Professor César Augusto Venâncio da Silva. Mestrando no Programa de Gerontologia (Generalista) e Gerontologia Social, respectivamente - Universidad Europea del Atlántico; Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México. O presente livro objetiva promover o debate técnico-científico sobre a GERONTOLOGIA GENERALISTA e o processo biopsicossocial do envelhecimento ativo, saudável e positivo para a promoção de uma melhor qualidade de vida e bem-estar de pessoas acima de 65 anos de idade, no Brasil, no México e na Espanha. Essas três nações são referencias por conta da formação de mestrado e posterior doutorado a ser realizado em território pátrio e nas nações citadas. O livro busca ainda, sensibilizar a população idosa e a sociedade em geral para as estratégias de longevidade, através de saber ter um envelhecimento ativo, saudável e positivo. Procura, ainda, proporcionar informação ao idoso, aos seus familiares e cuidadores sobre os recursos (bens e serviços) disponíveis no mercado. Isso no plano seguinte da continuidade da obra. http://mestradoes.blogspot.com.br/

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Ilmo Sr. Candidato ao Doutorado, desejo apoiar a sua iniciativa. Vou enviar um email com instruções de como devo proceder.
Cordialmente,